terça-feira, 27 de abril de 2010

Como Fazer Laçada em Tricô

como fazer lacada em trico
Oi amigas!!

Como Fazer Laçada em Tricô : Uma dúvida que acredito ser de muita gente que faz tricô sobre como fazer laçada em tricô. A Mônica me perguntou e é verdade, as vezes ficamos em dúvida de qual laçada fazer. Quando a receita não vem com muitos detalhes na foto como no caso do sapatinho, faço laçadas de aumento, mas a maneira que a Mônica fez está certíssima, pode ser com laçadas abertas também.

Vou explicar como eu entendo para quem não sabe.
As laçadas no tricô servem para dois momentos. Ela pode ser para um aumento de pontos na carreira, ou pode ser para se formar desenhos, como por exemplo o lace formado no coração acima (os buraquinhos).

Existem dois tipos de laçadas então, vou mostrar os dois, o de aumento de pontos na carreira, e a laçada para ficar o buraquinho, em conformidade com o desenho de padrão que você está seguindo.
Algumas receitas não especificam o tipo de laçada para ser usado, então se você tem a foto da peça e nota-se que forma algum desenho com buraquinhos está identificado que a laçada a ser dada é a laçada para formar desenhos.
Se a receita quer laçadas e não nota-se desenhos mais abertos, então faça a laçada de aumento.
Lembrando que exite outro tipo de aumento que não é feito com laçada, algumas pessoas preferem fazer aumentos diferentes de acordo com sua maneira de fazer tricô.

Fotos de laçada para formar desenhos: Laçada aberta:passo a passo lacada trico
Esta laçada em malha pegamos a linha deste jeito que mostra na foto. A linha tem que ficar por cima para a parte de trás da agulha.




A mesma laçada feita ao completar a carreira em malha. Note o buraquinho formado na foto abaixo.




Aqui nesta foto abaixo foi feito uma carreira em tricô normalmente e veja como finalizou o buraquinho. Este tipo de laçada forma desenhos como no caso do desenho de coração que coloquei mais acima, note os buraquinhos formados.



Outro tipo de laçada
Esta é para fazer aumentos . A linha fica por cima e pela frente da agulha.


Abaixo a foto com a carreira terminada e outra em tricô, veja que quase não se nota o ponto que formou, e não fica buraco, tem tricoteiras que preferem outro tipo de aumento para não formar estes buraquinhos minúsculos ao aumentar o ponto, dependendo de sua tenção do ponto quase não se nota, mas ainda é bastante usado este tipo de aumento.



Coloquei as duas fotos para você ver a diferença da posição da linha ou lã com relação a agulha.
Clique na foto para aumentar.


Beijooo!!

22 comentários:

  1. Puxa....Márcinha,você é mesmo um anjo!
    Obrigada amiga por ser tão maravilhosa,estas explicações foram valiosas.

    Não sei porque tricô não é mais bem explicado né!

    Mas Graças a Deus tenho uma amiga linda que está me ajudando e aposto que a muitas pessoas também.

    TE ADOROOOOOOO VIU!!!!!

    Beijos neste coração generoso,
    Mônica Beatriz.

    ResponderExcluir
  2. amo receber seus emails, com novidades, recebo muitos emails, mas o primeiro que vejo são os seus, adorei este tutorial de aumento de laçada, estou querendo fazer uns sapatinhos de bebe para ajudar algumas mães carentes, mas como aqui no rio é muito quente vce tem alguma dica, de linha e receita, muita luz em seu caminho

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia!
    Amei esse tutorial!
    Faço tricô desde os 14 anos(foi a amiga de minha mãe q me ensinou),então tem muuuiiita coisa q não sei. O aumento ela me ensinou só no começo e no fim.Tem muitos pontos q nem sei o nome...kkk
    Parabéns!
    Fica com Deus
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia !

    Acho que estou conhecendo hoje o teu blog, e gostei muito desse pap que tu fez.

    Além de trabalhar com o crochê, as vezes eu arrisco algum trabalho ou encomenda no tricô. E esses detalhes dos aumentos, e das laçadas que tu mostrou foram muito bons !

    Mas eu gostaria de abusar da tua bondade e pedir mais uma coisa..
    Ali quando tu fez o ponto com "os buraquinhos", seria ainda melhor que tu colocasse a foto de mais duas ou três carreiras.. Pois daí, eu q sou mais leigo, poderia entender de melhor forma, onde colocar "os buraquinhos" para que fosse formando o desenho.

    Eu penso que seria melhor, mas se por acaso, for erro da minha cabeça, me desculpa !

    No mais, tá tudo ótimo !

    Ganhou um seguidor ! hehehehe

    Bjão, Cauê

    ResponderExcluir
  5. Olá Cauê
    Vou colocar mais uma foto nesta postagem com mais duas carreiras seguintes para ficar mais claro.Beijos!!!Márcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Amélia
    você pode ao invés de tecer crochê ou tricot com lã, faça com linha que é recomendado para o verão. Trabalhe com linha qualquer modelinho.Voc~e pode usar a linha Bella, Anne, ou outra que preferir.

    beijos!!

    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Muito, muito boa esta informação,eu não sabia...valeu,grata por colocar esses detalhes que para mim, sou iniciante no tricot. Abraços, Clarete.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Márcia!
    Que explicação maravilhosa!
    Adorei! Dá para entender facilmente.
    Obrigada por partilhar.
    Beijos e um ótimo domingo para você!

    ResponderExcluir
  9. Olá Márcia!
    Eu também nâo sabia como aumentar no meio do trabalho,obrigado pela aula.
    Bjs...Dezirê

    ResponderExcluir
  10. Obaaaaa!!!!

    Adorei esta aulinha, ainda mais que eu sou novata em tricô.
    A Mônica, do Cafofo da Mônica, é minhah amiga tbm, e é uma pessoa maravilhosa. Portanto: se ela adora vc, nós te amamos!!!

    hahahahahahahha...

    Beijokinhas Márcia!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, encontrei o seu blogue por acaso e gostei muito, esta explicação veio mesmo a calhar, normalmente faço mais crochê, mas este ano virei-me para o tricô e estou a adorar, não fazia ideia de como se davam os aumentos no meio, apenas no inicio ou no fim, porque aprendi vendo as minhas irmãs mais velhas a fazer, por isso desconheço técnicas e pontos, só sei o básico, obrigada por partilhar connosco tal conhecimento, é mesmo precioso.
    Adorei este cantinho, bjos doces

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcia! Adorei o teu blog! são mto bonitos os teus trabalhos.
    Especificamente neste trabalho de laçada eu gostaria de saber qual a lã que vc usou, pois observei que ela não desmancha com facilidade. Obrigada
    XOXO

    ResponderExcluir
  13. Obrigada..seu site é incrivel e está me ajudando muito....estou gravida de 5 meses e engatinhando no trico...
    Meu blog: www.trocandomodabrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa!!!Claríssimo!!!!
    Mostrando os dois resultados a gente compreende melhor.
    Paabéns por sua didática e obrigada.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá Olenka, obrigado e volte sempre que quiser!
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Márcia, estou aprendendo trico pela internet, e por mais que eu pesquise não consigo entender como é que se faz um trabalho que pede tantos pontos meia, 1 laçada em meia, não dá certo, fica tudo torcido, só sei fazer a laçada quando o trabalho é em trico, se vc tiver um tempinho tem como me explicar? Agradeço muito.
    Maria da Penha
    email mpenha.rj@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penha, tente analizar bem as fotos da laçada desta postagem, veja a posição do fio se está na frente ou atrás da agulha.

      Excluir
  17. Marcinha, bom dia, muito bem detalhada sua explicação sobre laçada, tenho dúvida quando por exemplo, a receita pede um ponto meia, em seguida uma laçada em meia, já tentei fazer e não consegui, sai tudo embaraçado, tem como vc explicar-me? Agradeço muito. Bjs
    meu email mpenha.rj@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Marcinha, bom dia, muito bem detalhada sua explicação sobre laçada, tenho dúvida quando por exemplo, a receita pede um ponto meia, em seguida uma laçada em meia, já tentei fazer e não consegui, sai tudo embaraçado, tem como vc explicar-me? Agradeço muito. Bjs
    meu email mpenha.rj@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Mácia!!
    Eu aprendi tricô em alemao, eu sei fazer tudo o que vc imaginar, faco de meias à pullover... mas eu nao sabia as expressoes em portugues. Agora eu tento fazer um sapatinho para baby com um manual em portugues e eu nao estava sabendo o que era uma laçada, mas agora sei que isso eu faco muito, mas em alemao se chama diferente :) Obrigada por mostrar tudo muito direitinho. Ficou muito claro!!!!! Parabéns pelo blog. Vou visita-lo sempre!! Abraco,
    Alexandra Bruns

    ResponderExcluir
  20. OI. Menina essa dica me salvou , sou marinheira de primeira viagem em trico, estou aprendendo na net , praticamente sozinha, a não ser por dicas otimas como essas e alguns videos. Valeu mesmo.obrigado

    ResponderExcluir
  21. Garota voce é ótima !!até uma anta aprende com voce explicando !!!! brigadao kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Obrigado pela visita!!

-Todos os comentários são lidos previamente, liberados e respondidos.
-Se você não tem blog ou o perfil, escolha "Anônimo", ou "Nome/URL".
-Qualquer pessoa pode comentar.
-Não é obrigatório se cadastrar para comentar.
-Não precisa colocar URL se você não tem blog.
-Não é obrigatório ter um blog para comentar.

Seja bem Vindo!!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Escreva seu comentário